Pages

sábado, 10 de maio de 2014

BRASPO

O PRIMEIRO EVENTO PARA CELEBRAR AS CULTURAS BRASILEIRA E PORTUGUESA, REALIZADO NO DIA 17 DE ABRIL DE 2014 NO CENTRO DE LÍNGUAS DA UWI.

O projeto da area de Língua Portuguesa do Departamento de Línguas Modernas e Línguística das Faculdade de Humanidades e Educação da UWI, teve como participantes a Professora Eliete Sampaio Farneda (idealizadora) e os estudantes do curso de Português 1002 e 2002.

Este foi um projeto elaborado pelos estudantes do PORT 2002 para ser posto em prática pelos estudantes do PORT 1002, a fim de mostrar a cultura do Brasil e de Portugal para o publico.

O evento contou com a participação do Professor Sean Samad (Chefe de Cerimônia); da Professora Marina Nédio; da coordenadora do curso de português Dra. Jo-Anne Ferreira e dos estudantes do Port 1003, 3002 e 3004. Todos contamos com o apoio da Chefe do Departamento de Linguas Modere Líguística Dra. Nicole Roberts e do Professor Eric Maitrejean.

A abertura foi feita com a audição dos hinos das três nações - Trinidad e Tobago, Brasil e Portugal, seguido pela apresentação da peça teatral "Um conto de fadas moderno", representado por estudantes do PORT 1001 (Ria Thomas; Shanice Harrigin; Bertisha Pacheco; Tatjana Young) e do PORT 3002 (Carissa Martinez).

Após a peça, todos foram convidados a participar do evento cultural no saguão do Centro de Línguas da UWI.

Durante o evento tivemos a presentação das danças "Quadrilha"e "Bailinho da Madeira". Entre as danças tivemos a apresentação de Capoeira feita por nosso estudante Chuma Isi e seu grupo. Após a apresentação, o grupo deu uma aula livre com os movimentos básicos da Capoeira, para o público. Foi muito interessante e divertido.

Ao final do evento, houve um concurso de o melhor sambista. O ganhador levaria uma cesta com alguns livros brasileiros, chocolates e uma "kanga" com a bandeira brasileira. A "kanga foi um presente do International Office da UWI, para que fosse distribuída no evento. Os ganhadores foram o professor de espanhol Felipe M. e sua parceira de dança. O julgamento foi feito por Ila Martins-P., que reside em Trinidad e Tobago mas é brasileira.


Da esquerda para a direita: Dra. Roberts, Profa. Nedio,
           Dra. Ferreira, Sra. Chelotti, Profa Sampaio e Prof. Samad.

Artesanato feito por estudantes inspirados na arte brasileira
Artesanato em argila feito por estudante
Arte feita por estudantes a partir das lendas e mitos brasileiros
Arte em tela feita por estudante, inspirada em pintores brasileiros
A nossa Iara

Coxinhas de frango, coxinhas de soja e bolinhos de bacalhau
Brigadeiros, beijinhos e marshmallow brasileiro
O concurso de Samba
O concurso de Samba
A Quadrilha
O Samba

Aula livre de Capoeira
Aula livre de Capoeira

Deixamos aqui, nossos agradecimentos especiais à Sra. Carla Chelotti, chefe do Setor Cultural da Embaixada do Brasil em Trinidad e Tobago, que gentilmente doou para o evento coxinhas, brigadeiros e beijinhos. A Sra. Carla também fez um breve e singelo discurso de abertura. Também tivemos a colaboração do Sr. José Luiz Seabra, que nos doou caixas com doces fabricados no Brasil; das estudantes do PORT 2002 Maria Salazar que fez bolinhos de bacalhau; de Varsha C. e Rebekah M. que fizeram tortas de frango e de vegetais e de Chuma, cuja mãe nos doou deliciosos bolos.

Não podemos deixar de agradecer a todos os demais estudantes do curso de espanhol e francês que estiveram envolvidos voluntariamente na organização do espaço, aos esposos e aos namorados de estudantes que colaboraram dando suporte e doações.

Este foi o primeiro de uma série de eventos que acontecerão ao longo dos próximos anos, pois graças ao esforço e colaboração de todos, o BRASPO será um evento anual.

Muito obrigada a todos!!!


Mais fotos:


A organização do espaço
A colaboracão na organização das mesas


A colaboração INTERCULTURAL entre estudantes


A exposição de livros do Professor Samad sobre íngus ee Cultura Brasileira e Portuguesa


A mesa da cultura Portuguesa

Artigos da cultura Lusitana
Artigos da cultura Lusitana II