Pages

domingo, 16 de junho de 2013

Encerramento do Ano acadêmico 2012/2013



Trabalho de Cooperação e Conhecimento Partilhado entre Professores de Português.
Nosso ano acadêmico acabou com honras e glórias.
Os estudantes dos cursos de Língua Portuguesa tiveram muito sucesso em seus estudos, o que nos deixa muito orgulhosas.
Tivemos um semestre muito cheio de atividades. Fomos convidadas a participar de três conferências, das quais duas foram nos meses de abril e maio e a outra será no mês de julho de 2013. Participamos de duas primeiras conferências para demonstrar nosso trabalho e nossa nova técnica de ensino de PLE, na UWI. Ambas conferências foram muito importantes para as nossas pesquisas. 
Uma das conferências foi a Biennial Conference da Faculdade de Educação, na própria UWI, no final do mês de abril de 2013.
 Apresentamos uma parte de nossa pesquisa em Holistc Assessment, foi
muito interessante. Como resultado, háverá a possibilidade de publicação desta parte de nossa pesquisa.

A segunda conferência foi na cidade de Fort Lauderdale, na Flórida. Estivemos presentes no Focus Brazil, que premia com o Press Award as autoridades, professores, artistas e, ao mesmo tempo, celebra a divulgação da Língua Portuguesa no mundo. Em 2011, eu fui uma das professoras premiadas com o Press Award. Foi uma honra para mim.
Neste Focus, conhecemos muitas pessoas importantes que promovem a nossa língua nos Estados Unidos. Conhecemos o novo repórter da rede globo internacional que apresenta o Planeta Brasil (http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-internacional/v/planeta-brasil-tira-duvidas-sobre-imposto-de-renda-norte-americano/2457517/ ).
Apresentamos outra parte de nossa pesquisa relacionada a Atividades Comunicativas, no EMEP. O EMEP é um encontro mundial de professores, pesquisadores e organizações que se incumbem de ensinar e promover a LP, seja como segunda língua, como língua estrangeira ou como língua de herança.
Fomos muito bem recebidas e fizemos novos amigos de outras partes do mundo. Todos gostaram de nossas técnicas e até se propuseram a aplicá-las em algum momento para seus estudantes.O resultado é a possível publicação de um capítulo de livro sobre o ensino de PLE. A próxima conferência será em San Antonio, no Texas, em julho. Estamos nos preparando para fazermos o melhor e servirmos de exemplo a outros professores de LP. 

Atividade colaborativa e participação dos estudantes

É muito claro para nós Eliete e Miriam, que nosso trabalho não teria tanto sucesso se não tivéssemos estudantes tão interessados, compromissados e colaboradores como os que temos. Somos realmente uma equipe de trabalho (professores, coordenadores e alunos) e estamos  muito interessados em ensinar e aprender.

OPEN DAY
Muitas coisas aconteceram  e que nos deixaram muito felizes ao perceber que os estudantes, realmente aprenderam não somente a língua/cultura, mas também fizeram uso de tudo o que aprenderam. Um exemplo real foi o Open Day. Os estudantes, em turnos voluntários, ajudaram a arrumar a sala de LP e Cultura, dividiram-se para falar sobre a importância de estudar LP e conhecer a cultura do país, sobre as oportunidades de emprego entre outros.

 Este é um dia muito interessante, porque as diversas escolas convidadas trazem seus estudantes para uma visita aos cursos que a universidade oferece. Assim, os possíveis futuros estudantes podem avaliar e escolher o que querem estudar quando chegar a hora de entrar na universidade.


FESTIVAL  DE  TEATRO


Também tivemos o Film Festival, o Festival de Teatro, um encontro no Texas de Brasil, para ver como é servido o churrasco à moda gaúcha e saborear a comida brasileira.

O festival de teatro foi um evento muito interessante. Recebemos a visita para o trabalho voluntário de uma professora de Ballet e Sapateado "Paola S. Montanari". 

A professora Paola trouxe com ela, do Brasil, os 8 pares de sapatos para doar aos estudantes que encenariam a peça. 
A peça encenada foi "Na Cola do Sapateado"  e tivemos a autorização das autoras e diretoras para encenar fora do Brasil.
Nossos estudantes foram, para nós, os melhores!!!! Você pode ver alguns trechos da peça original no site (http://www.nacoladosapateado.com/ ) e também a ficha técnica da peça.


TEXAS  DE  BRAZIL


Outro momento bastante importante foi a nossa ida ao Texas de Brazil, em Port of Spain.
Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer como é servido o churrasco à moda gaúcha e saborear os diversos tipos de carnes e comidas brasileiras.
É claro que sentimos falta de pessoas que atendessem em português, mas deixamos nossa sugestão aos gerentes.
Esta pode ser uma grande oportunidade de emprego para estudantes de LP, uma vez que há empresas que contratam brasileiros para trabalharem aqui em Trinidad e poderiam ter como diferencial o atendimento em língua portuguesa.
 Para o próximo ano acadêmico 2013/2014, vamos trabalhar muito mais para divulgar nossa língua/cultura e sabemos que com o esforço tão evidente dos estudantes talvez possamos obter patrocínios para os próximos eventos.
Nós, Eliete e Miriam, assim como o Departamento de Línguas Modernas e Linguística, esperamos contar sempre com o apoio tão valioso de nossos estudantes.