Pages

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Coisas interessantes acontecidas hoje

Hoje, 01/11/2012, aconteceram fatos muito interessantes com relação à Língua Portuguesa.


Mariana - MG
O primeiro deles foi na aula de conversação. Preparei um vídeo chamado "Brasil, Brasil: do Samba à Bossa Nova". É um video muito bom que fala sobre o Brasil Colônia, passando pela Abolição dos escravos, pela Ditadura e vai até antes do movimento Tropicália. Neste documentário há a história do nascimento do Samba no Brasil e tudo o que se refere a ele, chegando por fim a Bossa Nova.

Durante as explicações de trechos do vídeo, vimos que o interesse dos estudantes era grande em apontar semelhanças com alguns ritmos daqui de Trinidad. Todos deram grandes contribuições sobre o tipo de música de Trinidad e também qual é o objetivo de cada tipo de música e qual é a etnia ligada acada uma delas.

Posso garantir que a aula foi realmene muito instrutiva para ambos os lados, pois eu também aprendi muito sobre as músicas de Trinidad.

O segundo fato interessante foi o encontro poliglota. Na modalidade TANDEM, mas presencial, muitas pessoas - professores e estudantes- encontraram-se no IBIZA, em Port-of-Spain para conversar. Muitas eram as pessoas que foram lá para praticar o Francês, o Espanhol, o Alemão e o Português.

Nosso grupo de Português foi um grupo muito divertido. Iniciamos com 03 pessoas e em menos de 20 minutos já estávamos com 14 pessoas ao redor da mesa e o melhor de tudo é que todos estavam falando em português.

Distribuímos alguns papéis com temas diferentes a serem comentados individualmente e depois pelo grupo. Os temas foram diversos, como esportes, música, viagens, economia, colaboraçao, pessoas, personalidades etc.

Passamos momentos de descontração, diversão e cultura. Esperamos que haja sempre mais encontros como este.

Esta é uma maneira saudável e diferente de aprender e praticar uma Língua Estrangeira fora da sala de aula convencional.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

As aulas de conversação




As aulas de conversação para a turma de iniciantes PORT 1001 são muito interessantes. Eles participam de tudo, com o objetivo de aprender.
Sempre temos temas interessantes para discutir, depois das primeiras aulas de apresentações pessoais.
Quando trazemos vídeos, filmes ou curtas de situações polêmicas para a salade aula, tornamos a aula mais agradável e conhecemos melhor nossos estudantes.
A semana passada, estivemos discutindo sobre a Lei da Palmada, no Brasil e suas implicações na educação dos filhos. Foi muito bom saber a opinião de jovens estudantes de uma cultura diferente da cultura brasileira. Eles não estão totalmente a favor da Lei pois acreditam que a palmada pode ser um caminho que os pais t6em para educar seus filhos, quando os outros recursos já tiverem sido esgotados.
O fórum de debates foi aberto e foi um sucesso.
Toda a interação foi feita em Português e todos se saíram muito bem.



**Conversation classes for beginners - PORT 1001- are very interesting. We always have interesting topics to discuss. We can make the class much more enjoyable when we bring videos of short stories or controversial situations.
We have been discussing about the Law of spanking in Brazil. We saw videos and interview on the topic and then the interaction was opened in classroom. It was great to hear from young students who have different culture of our culture.
They are not totally in favor of the Law because they believe that spanking can be a way for parents to educate their children when other ways have already exhausted.
The online discussion forum was open and it was a success.
All interaction is done in Portuguese language and they did very well.